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DIAGNOSTICO SITUACIONAL []
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Id:120 - (1043)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Fundação de Recursos Humanos para a saúde*.
Título:Seminário sobre a situação de saúde no Brasil ..-
Fonte:s.l; s.n; 1970. 86 p. .
Resumo:Documento Básico para a realização do Seminário sobre a situação de saúde no Brasil, realizada pela Fundação de Recursos Humanos para a saúde em 1970. O documento está dividido em nove tópicos, são eles: situação nosológica, sistema de saúde, situação demográfica, situação educacional, situação econômica, situação alimentar, saneamento básico, transporte e comunicações e habitação. O documento apresenta informações detalhadas sobre cada seguimento e sugere ser um bom ponto de partida para uma análise de fatores que incidiam no setor saúde no Brasil.
Descritores:Seminário
Diagnóstico situacional
Saúde Pública
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.05.00/00.00.00 - caixa 41/maço 12

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Id:116 - (1039)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Enegenheiro Z.J. Buzo/ Consultor OPAS/OMS
Título:Programa-piloto de controle da esquistossomose do Brasil ..-
Fonte:s.l; s.n; abr. 1996. 25 p. .
Resumo:Trata-se do Programa-Piloto de controle da Esquistossomose do Brasil. A primeira parte desse documento é um relatório elaborado pelo engenheiro Z.J.Buzo, então consultor da OPAS/OMS, datado de abril de 1996. Buzo salienta que apesar de existir uma série de documentos que tratam do tema no Brasil, ele baseou seu trabalho em apenas 4 deles, a saber: Relatório do Grupo de Consultores de Esquistossomose da OMS (1962); dois relatórios do Prof. J.Rodrigues da Silva (1964); e relatório do Dr.L.J.Oliver, consultor da OMS (1965). O texto segue com relatos dos estados/cidades que ele visitou: Minas Gerais, Bahia, Ceará e Pernambuco. Ele destaca a importância de obter da OMS bolsas de estudo voltadas para a especialização de profissionais e visitas periódicas aos locais de endemia. O plano piloto era previsto para ter duração de 5 anos. Informações relacionadas a composição de equipe, orçamento e avaliação também estavam previstas nesse documento.
Descritores:Programa de esquistossomose
Diagnóstico situacional
Saúde Pública
Pesquisa
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.05.00/00.00.00 - caixa 26/maço 01

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Id:106 - (1029)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS); *.Coordenação Regional do Sudeste*.
Título:A questão da saúde no Brasil e diretrizes de um programa para um governo democrático ..-
Fonte:Belo Horizonte, MG; s.n; jul 18, 1984. 7 p. .
Resumo:O documento “A questão da saúde no Brasil e diretrizes de um programa para um governo democrático” foi elaborado pela regional do sudeste do Conselho Nacional de Saúde, reunidos em Belo Horizonte em 18 de julho de 1984. Os principais responsáveis por esse material seria, Dr. Dario Tavares, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais; Dr. Douglas Puppin, secretário de Estado da Saúde do Espirito Santo; Dr. Eduardo Costa, secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro; Dr. João Yunes, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo. O documento apresenta um panorama da situação de saúde no país para, posteriormente, apresentar as propostas de diretrizes que no geral versavam sobre: financiamento, universalização da cobertura, descentralização do sistema, regionalização e hierarquização dos serviços e participação do setor privado. Ao final o documento reitera que se o compromisso firmado fosse aplicado, teria como consequência a reaproximação do Estado e Nação e contribuiria para uma melhora de status do sistema público.
Descritores:Diretrizes das políticas
Conselho Nacional de Saúde
Diagnóstico situacional
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 01.05.00/00/00.00.00 - Caixa 197 - Maço 03

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Id:79 - (1002)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Ministério da Saúde; *.Coordenação de Proteção Materno-Infantil da Secretaria de Assistência Médica*.
Título:Programa de Saúde Materno-Infantil ..-
Fonte:s.l; s.n; 1974. 120 p. .
Resumo:Trata-se do Programa de Saúde Materno-Infantil elaborado pela Coordenação de Proteção Materno-Infantil da Secretária de Assistência Médica, em 1973. O programa apresenta em seu escopo um diagnóstico da situação de saúde com enfoque materno-infantil e posteriormente esclarece o objetivo principal de redução da morbidade e da mortalidade materna na infância. Para tanto, estabelece metas que se encontravam no âmbito da saúde e das atividades planejadas. O documento ainda apresenta propostas de ações, recomendações e os dados que foram utilizados para a elaboração do programa proposto.
Descritores:Saúde Materno-Infantil
Diagnóstico situacional
Taca de mortalidade
Taxa de morbidade
Localização:Fundo ENSP/Presidência; 03.15.00/03.03.05 - Caixa 54

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Id:65 - (988)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Equipe técnica do Instituto de planejamento de saúde*.
Título:Planejamento de Saúde - Área Programática em Região do Nordeste ..-
Fonte:s.l; s.n; nov. 1968. 33 p. .
Resumo:Trata-se de um planejamento de saúde da Fundação SESP correspondente a área programática na Região Nordeste de novembro de 1968. O documento relata que a 2° região da Secretaria Estadual de Saúde compreendia um total de 37 municípios e com uma população de 505 mil habitantes. Segundo o documento as unidades sanitárias e mistas da FSESP estavam sediadas em apenas oito desses munícipios, o que totalizava cerca de 238 mil habitantes, e é sobre essas cidades que versa as demais informações contidas nesse material, tendo em vista a precariedade de relatos sobre o restante. O documento, embora ressalte que o coeficiente de mortalidade não seja o principal indicador de avaliação, apresenta os números correspondentes a mortalidade infantil, percentual de óbitos de causas mal definidas e mortalidade proporcional. Ainda em relação aos diagnósticos apresentados nesse documento há menção de que postos de saúde do Estado estariam fechados em, pelo menos, duas cidades e que em alguns municípios eram mantidas apenas atividades auxiliares. Em meio as atividades desenvolvidas estavam: hospitalização; consulta médica (periódica/permanente); consulta odontológica (permanente/periódica); assistência hospitalar; curativos e injeções; imunizações; saneamento; visitação domiciliar. Em relação aos serviços mantidos pela fundação SESP, o documento relata que na Paraíba eram mantidos quatro unidades mistas e quatro unidades sanitárias, entre os principais profissionais que compunham a equipe estavam: medico, dentista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, inspetor de saneamento, visitador saneamento, auxiliar sanitário, laboratorista, higiene dental, atendente, serviçal, pessoal administrativo. Há ainda especificações em relação ao financiamento/orçamento destinado a cada uma das unidades e o modo como estavam organizadas as unidades em relação a estrutura para atender as demandas de hospitalização, consultas médicas, obstetrícia e demais serviços ofertados. O rendimento/produtividade é apontado como um indicador de efetividade. O documento finaliza com algumas conclusões do diagnóstico em que apresenta apontamentos em relação ao nível de saúde, considerado precário; a política de saúde adotada pela FSESP que não estaria atendendo a demanda da população naquela região, principalmente referente a zona rural, indicando que se as unidades da fundação atuassem de forma mais ampla e focando em ações básica de saúde teria uma resolutividade maior; a outras observações referentes a produtividade e o cumprimento de normas. No último tópico apresentado no escopo do documento estão as recomendações, que no geral indicam para pensar estratégias que otimizassem os atendimentos atrelado a redução do número de óbitos sem assistência médica. Outra estratégia proposta é referente a ampliação das ações básicas e capacitação/treinamento profissional O documento também apresenta informações sobre a economia da região e as principais atividades de trabalho desenvolvidas.
Descritores:Planejamento em Saúde
Serviços Básicos de Saúde
Diagnóstico Situacional
Localização:FSESP/A/00/OF/00/47



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História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

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